Páginas

Relatório sobre a água

Relatório da atividade realizada – Tema: “Água”

O assunto foi trabalhado em sala de aula, com leitura de vários gêneros textuais: letra de música, texto informativo, notícia, folheto e poema. Essas atividades foram realizadas durante o mês de maio, nas aulas de ciências. Nesse período de trabalho realizado em sala de aula os alunos também confeccionaram cartazes sobre o assunto trabalhado: ciclo da água, estados físicos da água, mudanças de estados físicos, importância de economizar água.
Para melhor compreensão, alunos assistiram através dos computadores da sala de informática, o vídeo da Clarinha, onde retrata o ciclo da água na natureza, os estados físicos da água, estação de tratamento e como economizar água. Assistiram também a outro vídeo sobre o Rio Pardo, que mostra a poluição das águas. Ouviram e assistiram o clipe da música “Planeta Água” - de Guilherme Arantes
Durante as realizações das atividades os alunos demonstraram grande interesse pelo assunto, mas foi na sala de informática, assistindo os vídeos, que foi o momento de realização e empolgação por parte dos alunos, pois têm pouco contato com esse tipo de tecnologia, a maioria dos alunos só tem contato quando nós professores os levamos na sala de informática.
O s vídeos apresentados chamaram muita á atenção dos alunos, eram vídeos curtos, bastante coloridos e com linguagem de fácil compreensão. Quiseram assistir duas vezes cada um dos vídeos, fizeram muitos comentários no momento em que assistiam “Olha lá professora a mulher lavando a calçada só com a mangueira sem usar vassoura!” – “ Ah, isso daí é o ciclo da água.” E ouve muitos outros comentários onde foi possível perceber que os alunos assimilaram muito bem o conteúdo proposto a eles.
Os alunos ficam tão encantados na sala de informática que não querem voltar para a sala de aula, pois o tempo que cada um usa é muito pouco, há cinco computadores para um grupo de cinco ou seis alunos usarem juntos.
Elaine Cristina Bonini Schmitz

Atividades o sobre a água

Na Sala de Informática

Fotos dos alunos na sala de informática assistindo os vídeos da "Clarinha", do "Rio Pardinho" e o vídeo clipe da música "Planeta Água"- Guilherme Arantes















O Ciclo da Água


Os alunos Diogo e Ântonio expondo o ciclo da água



Os alunos Renato, Fabrício e Enzo expondo a vaporização


As alunas Tainara e Daniele expondo a fusão



Os alunos Thiago e Fernanda expondo a condensação


Os alunos Elibelto, Fábricio e Fabiana expondo a solidificação

Estados Físicos


Os alunos:Dyogenes, Bruno e Lucas expondo o trabalho realizado por eles.

Links de vídeos e audios

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1297

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=823

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/radio_escola/serie_professor/meio_ambiente


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19045


No primeiro link encontrasse um vídeo legal, sobre o "Movimento de Rotação e o Movimento de Translação". No segundo, um vídeo sobre os raios e trovões.
Os vídeos são episódios da TV Escola, são vídeos curtos e mas de grandes conteúdos.

O terceiro e o quarto link, são de audios, um fala sobre a água doce e salgada, da importância da aguá em nossas vidas e também dos lixos jogados nos rios,etc.O outro fala sobre a lenda do Saci.

Fotos:Reciclagem





Fotos: Projeto sobre a dengue





Poemas





Matemática










Língua Portuguesa